História

A primeira capelinha foi mandada construir pelo Pe. João Becker, aos 24 de Junho de 1927. Em 09 de Junho de 1939, foi confiada à Província de São Pedro dos Padres Carlistas, na pessoa do Pe Rinaldo Zanzotti, tendo a missão de atender ao migrante.
Desde o dia 23 de Março de 2014, está sob a direção do Pe. Antonio Bortolamai, contando com o auxilio dos Padres do Seminário. A Paróquia conta com muitos leigos, engajados e divididos em pastorais e movimentos, que atendem as pessoas da comunidade em diversos trabalhos e atividades.
Integram a Paróquia as Comunidades: Cond. Cristal, Cristo Operário (Monte Cristo), Nossa Senhora das Graças (Campo Novo), Nossa Senhora do Horto ( Kanasawa), Santa Edwiges (JD Vila Nova), São Francisco de Assis (Cohab), São João Calábria, João Batista Scalabrini (Morro Quente) e Hosp. Vila Nova.


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mutirão para ampliação e reforma do Centro Paroquial





Paróquia São José da Vila Nova
Av. Rodrigues da Fonseca, 1459
Vila Nova – Porto Alegre – RS
Cep. 91740 -800
Fone ( 51) 32485232
E-mail :psjvnova@terra. com. br.

                 Porto Alegre, 16 de outubro de 2013
       
MUTIRÃO PARA AMPLIAÇÃO E REFORMA
DO CENTRO PAROQUIAL

Prezados Srs:.......................................

“RECORDAR O PASSADO, PARA ENTENDERMOS O PRESENTE E CONSTRUIRMOS O FUTURO...”

A Paróquia São José da Vila nova completou 87 anos de existência. Ela é atendida pelos Padres Missionários Scalabrinianos cujo carisma é o serviço Pastoral com os migrantes, ontem em sua maioria Europeus e hoje de todas as nacionalidades. Nestes longos anos muitos padres com os paroquianos fizeram lindos trabalhos na comunidade. Desde 1927, até hoje, 8 paróquias nasceram na zona sul de Porto Alegre, bem como  inúmeras comunidades desmembradas da Paróquia São José da Vila Nova. Atualmente nascem novos bairros.

Queremos esclarecer que hoje a Paróquia é formada por nove comunidades eclesiais que fazem parte da Vila Nova. A estimativa da população oscila entre 70 e 80 mil pessoas. O desafio pastoral é grande, pois a Paróquia é receptora de muitos migrantes de outras cidades  e bairros de Porto Alegre. Além disso, constantemente sempre estão sendo formados novos condomínio e conjuntos habitacionais.

Atualmente são 23 pastorais e movimentos que funcionam ao redor da Sede Matriz.   Só na catequese temos mais de 400 crianças inscritas nas várias etapas de evangelização. A Cáritas Paroquial tem mais de 1200 famílias cadastradas. Através dela prestamos alguma ajuda social e humanitária. Além de várias outras ações e tarefas que não são referidas para primar pela síntese.
         
É do conhecimento de todos que esta Paróquia lembra com muito respeito, admiração e carinho, todos os Leigos, Irmãs e Padres que por aqui passaram e nortearam os rumos desta comunidade em sintonia com a Igreja. Os mesmos construíram o patrimônio existente, hoje cabe a nós continuar... Ao mesmo tempo, todos sentem muito orgulho de fazer parte desta história.

Atualmente a Paróquia está prestes a dar mais um passo, a sua concretização, tal qual nas outras oportunidades, depende da comunidade. Finalmente estamos com o Projeto de Reestruturação do Salão Paroquial aprovado pelos órgãos competentes da Prefeitura. O mesmo compreende três etapas: . - Ampliação do salão ao lado da casa paroquial;
2ª.  - A  reestruturação da copa, cozinha e churrasqueira; - Compreende o piso, foro, janelas, banheiros, etc.

Estamos convidando pessoas interessadas em fazer parte deste projeto para unir forças. Precisamos de recursos econômicos, força de trabalho e, principalmente vontade de ser útil. Algumas pessoas já estão unidas em tal objetivo, mas é fundamental que outras façam parte do mesmo, de modo a alcançar o mesmo êxito, já obtido em várias outras campanhas como exemplo: os bancos da Igreja, o piso da mesma, pintura e outros.
   
Esperamos tê-lo conosco para experimentar e sentir o pulso da comunidade e a alegria de ver a obra concretizada. Esta reestruturação é vital para que possamos continuar com a missão social e de evangelização.

Muito obrigado pela sua participação e colaboração. Que Deus lhe dê cada vez mais em resposta à Tua generosidade. “Deus ama quem dá com Generosidade e Alegria”. (2Cor 9,7). 

Certos de vossa atenção, nos servimos do nosso Padroeiro São José, para pedir que bênçãos de Deus ilumine o vosso trabalho.
         
      São José, Rogai por nós, que recorremos a vós.

              Um abraço fraterno no Cristo Migrante.   
    

---------------------------
P/Comissão de Obras


---------------------------
Pe. Pedro Luiz Nierotka
Pároco
       


Um comentário:

  1. Avise o Padre Pedro e o ECC ( devido ao baile no sábado que vem), que existem dois frezer horizontais que apesar do motor (compressor) funcionar, não estão gelando nada! Assim tivemos que comprar gelo para a bebida gelar na festa de Santa Edwiges. Aliás a instalação elétrica da copa está um perigo, é bom encher o extintor que está embaixo da pia.

    ResponderExcluir