História

A primeira capelinha foi mandada construir pelo Pe. João Becker, aos 24 de Junho de 1927. Em 09 de Junho de 1939, foi confiada à Província de São Pedro dos Padres Carlistas, na pessoa do Pe Rinaldo Zanzotti, tendo a missão de atender ao migrante.
Desde o dia 23 de Março de 2014, está sob a direção do Pe. Antonio Bortolamai, contando com o auxilio dos Padres do Seminário. A Paróquia conta com muitos leigos, engajados e divididos em pastorais e movimentos, que atendem as pessoas da comunidade em diversos trabalhos e atividades.
Integram a Paróquia as Comunidades: Cond. Cristal, Cristo Operário (Monte Cristo), Nossa Senhora das Graças (Campo Novo), Nossa Senhora do Horto ( Kanasawa), Santa Edwiges (JD Vila Nova), São Francisco de Assis (Cohab), São João Calábria, João Batista Scalabrini (Morro Quente) e Hosp. Vila Nova.


domingo, 8 de março de 2015

Arcanjo São Rafael - Peregrino


 Imagem de Arcanjo Rafael. Significado e Simbolismo
O Arcanjo Rafael é o Anjo da cura, da libertação, da guarda, dos casamentos, da ciência e do conhecimento. Ele protagoniza uma história maravilhosa no livro de Tobias. Tobias era um jovem caridoso e fiel que precisou partir para uma terra distante e desconhecida a fim de recuperar um grande valor em dinheiro que seu pai, Tobit, que estava cego e doente, tinha empestado e estava com dificuldade de receber. Ao partir, Tobias pediu ajuda e proteção do Senhor Deus. Pouco depois, o próprio Arcanjo Rafael apresentou-se a Tobias na figura de um homem que conhecia o caminho e ofereceu-se para acompanha-lo. O jovem Tobias mal podia imaginar que sua vida estava prestes a ter uma grande mudança depois desse encontro. Rafael convida Tobias a parar na montanha de Ecbátana, onde havia a casa de casa de Ragüel. Lá, Tobias conhece sua futura esposa Sara e, orientado por São Rafael, a ajuda a se libertar da maldição de um demônio. Rafael ainda ajuda Tobias a recuperar o dinheiro de seu pai e a voltar para a casa com Sara. Lá, orienta Tobias sobre como curar seu pai. Tobias obedece e seu pai fica curado. Só então Rafael se revela como um anjo enviado por Deus e desaparece. Vamos conhecer os símbolos contidos na imagem de São Rafael Arcanjo.
As asas de São Rafael Arcanjo
As asas  nos falam que ele é um ser celestial, espiritual, como são os anjos. Os anjos são espíritos puros que vivem na presença de Deus e obedecem plenamente a vontade de Deus. Muitas vezes, eles são enviados em missões, como aconteceu com São Rafael na vida de Tobias.
O cajado de São Rafael Arcanjo
O cajado  simboliza o arcanjo peregrino que nos acompanha na jornada da vida. São Rafael é considerado o chefe dos Anjos da Guarda, aqueles anjos que a piedade divina concedeu a nós para a nossa proteção. Cada fiel tem o seu Anjo da Guarda, que o acompanha por toda a vida, com a missão de protege-lo e leva-lo para o caminho da vida eterna.
O cantil no cajado de São Rafael Arcanjo
O cantil simboliza a prudência e a preparação para a grande viagem que é jornada da nossa vida. O cantil leva água, elemento essencial para a vida humana. Assim, nosso Anjo da Guarda também carrega um elemento essencial para a nossa vida espiritual: a fé e a presença de Deus. Quando nos desviamos da fé, nosso Anjo da Guarda faz o possível para que voltemos ao caminho da vida. Cabe a nós sabermos reconhecer suas inspirações e obedecê-las.
O peixe na imagem de São Rafael Arcanjo
O peixe simboliza a oração, a cura e a libertação dos espíritos do mal. Sara era vítima de uma maldição: tinha se casado com sete homens, porém, todos morriam na noite de núpcias. Por isso, São Rafael mandou Tobias capturar um determinado peixe nas águas do Rio Tigre, que ficava perto de onde vivia Sara. Depois, mandou Tobias queimar o fígado e o coração do peixe, fazendo isso em espírito de oração. A fumaça que exalou, símbolo da oração de Tobias, expulsou toda espécie de espíritos maus. Assim, Sara ficou liberta, casou-se com Tobias e foram morar em Israel. São Rafael voltou com Tobias e Sara, e pediu para Tobias levar o fel do peixe. Em casa, O Arcanjo orientou Tobias a passar o fel nos olhos de seu pai. Tobias obedeceu e seu pai ficou curado. Por tudo isso, o peixe é um símbolo que sempre aparece nas imagens de São Rafael Arcanjo.
Image result for são rafael arcanjo grandes
        As alianças na imagem de São Rafael Arcanjo
As alianças simbolizam a atuação dos anjos de Deus provocando encontros entre homens e mulheres e, por conseguinte, casamentos. Foi o que São Rafael fez com Tobias e Sara: provocou o encontro dos dois, providenciou a libertação de Sara e um casamento abençoado, livre de maldições. 

O cãozinho na imagem de São Rafael Arcanjo
O cãozinho na imagem pertencia a Tobias e os acompanhou na longa viagem. Este cãozinho simboliza a proteção, a amizade sincera, a guarda, a companhia. São as consolações de Deus e as recompensas que Deus envia para todos aqueles que praticam a caridade para com os outros, como fazia Tobias. Num tempo de grande desolação, com cadáveres expostos nas ruas da cidade, Tobias e seu pai Tobit faziam questão de sepultar os mortos como gesto de caridade e respeito para com eles. E Deus os recompensou por isso. As almas caridosas nunca ficarão sozinhas; sempre terão o aconchego de um amor e de amizades sinceras. E é isto que simboliza o cãozinho de Tobias.
Image result for são rafael arcanjo grandesA taça ou a caixinha nas mãos de São Rafael Arcanjo
São Rafael Arcanjo é representado muitas vezes tendo uma taça ou uma caixinha numa das mãos e na outra, um tipo de colher. Estes objetos simbolizam a ciência e o conhecimento de São Rafael. Como vimos, ele orientou Tobias a queimar alguns órgãos do peixe e a passar o fel do peixe nos olhos de seu pai. Por isso, São Rafael é considerado o Anjo da Cura, da libertação, da ciência e do conhecimento.
Oração a São Rafael Arcanjo
"Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tornar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrenas. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno. Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos. São Rafael guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. São Rafael Arcanjo, rogai por nós. Amém."

A Imagem de São Rafael, está peregrinando pelo Brasil, visitando cidades, igrejas, familias, dentro das comemorações dos 125 anos da Fundação da Associação São Rafael, fundada por Dom João Batista Scalabrini.
Sua principal característica é ajudar na cura dos doentes, por isso é o guardião da saúde física e espiritual. Nos conforta nas horas de desespero e nos acalma no sofrimentos interiores.

Dia 22 de fevereiro chegou em nossa comunidade, trazida por um grupo de pessoas da cidade de Encantado. Ficará  em nossa comunidade, visitando capelas e familias, até o dia 19 de março, quando irá para a Pompéia e depois para o encontro de leigos, em Guaporé.





















   











Nenhum comentário:

Postar um comentário