História

A primeira capelinha foi mandada construir pelo Pe. João Becker, aos 24 de Junho de 1927. Em 09 de Junho de 1939, foi confiada à Província de São Pedro dos Padres Carlistas, na pessoa do Pe Rinaldo Zanzotti, tendo a missão de atender ao migrante.
Desde o dia 23 de Março de 2014, está sob a direção do Pe. Antonio Bortolamai, contando com o auxilio dos Padres do Seminário. A Paróquia conta com muitos leigos, engajados e divididos em pastorais e movimentos, que atendem as pessoas da comunidade em diversos trabalhos e atividades.
Integram a Paróquia as Comunidades: Cond. Cristal, Cristo Operário (Monte Cristo), Nossa Senhora das Graças (Campo Novo), Nossa Senhora do Horto ( Kanasawa), Santa Edwiges (JD Vila Nova), São Francisco de Assis (Cohab), São João Calábria, João Batista Scalabrini (Morro Quente) e Hosp. Vila Nova.


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Corpus Christi 2014

Vicariato de Porto Alegre: Corpus Christi 2014

“...No mistério da Eucaristia, o Senhor nos dá o Pão da Vida e o Vinho de seu amor e nos convida à festa do amor eterno. Nós celebramos a Eucaristia com a consciência de que seu preço foi a morte do Filho, o sacrifício de sua vida, que nela fica presente. Cada vez que comemos deste pão e cada vez que bebemos deste cálice, anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha, diz São Paulo (cf 1 Cor 11, 26). Mas também sabemos que desta morte surge a vida, pois Jesus a transformou em um gesto de oblação, em um ato de amor, transformando-a profundamente: o amor venceu à morte. Na santa Eucaristia, desde a cruz nos atrai a todos para si (João 12, 32) e nos converte em semeadores da vinha, que é Ele mesmo. Se permanecemos unidos a Ele, então daremos fruto também nós; já não daremos o vinagre da auto-suficiência, do descontentamento de Deus e de sua criação, mas o bom vinho da alegria em Deus e do amor pelo próximo” (Bento XVI).

O Vicariato de Porto Alegre, nesta solenidade de Corpus Christi de 2014, convida todos os fiéis a celebrar em comunidade o Sacramento da Caridade do Senhor. Queremos nos reunir para, em sintonia com todas as Paróquias de nossa cidade, que nestes dias acolhe milhares de turistas de diversos países, elevar aos céus o nosso hino de louvor e gratidão pela bondade do Senhor; Ele, pela celebração da Eucaristia, diariamente se faz presente sobre nossos altares, cumprindo assim sua promessa de "permanecer conosco todos os dias até o fim dos tempos". Por isso, “vamos todos louvar juntos o mistério do amor, pois o preço deste mundo foi o Sangue redentor, recebido de Maria, que nos deu o Salvador. Veio ao mundo por Maria, foi por nós que Ele nasceu. Ensinou sua doutrina, com os homens conviveu. No final de sua vida, um presente Ele nos deu” – a Eucaristia!

Elevemos juntos aos céus, nossa ação de graças por tão grande dádiva, participando dos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e das celebrações eucarísticas em nossas comunidades.

Que o Senhor abençoe a todos!

+ Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário