História

A primeira capelinha foi mandada construir pelo Pe. João Becker, aos 24 de Junho de 1927. Em 09 de Junho de 1939, foi confiada à Província de São Pedro dos Padres Carlistas, na pessoa do Pe Rinaldo Zanzotti, tendo a missão de atender ao migrante.
Desde o dia 23 de Março de 2014, está sob a direção do Pe. Antonio Bortolamai, contando com o auxilio dos Padres do Seminário. A Paróquia conta com muitos leigos, engajados e divididos em pastorais e movimentos, que atendem as pessoas da comunidade em diversos trabalhos e atividades.
Integram a Paróquia as Comunidades: Cond. Cristal, Cristo Operário (Monte Cristo), Nossa Senhora das Graças (Campo Novo), Nossa Senhora do Horto ( Kanasawa), Santa Edwiges (JD Vila Nova), São Francisco de Assis (Cohab), São João Calábria, João Batista Scalabrini (Morro Quente) e Hosp. Vila Nova.


sexta-feira, 12 de julho de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - RIO 2013




       SEMANA MISSIONÁRIA 

DE 15 A  20 DE JULHO

     Os dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude oferecem aos jovens vindos de fora do Brasil a possibilidade de passar um tempo de convivência com outros jovens brasileiros, em preparação à JMJ. São os até então conhecidos "Dias nas Dioceses" ou, simplesmente, "pré-Jornadas".

    No Brasil, o Pontifício Conselho para os Leigos (organismo do Vaticano responsável pela realização da JMJ) acolheu a sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que esses dias que antecedem à JMJ recebam o nome de "Semana Missionária".

    As Pré-Jornadas começaram em 1997. Por causa da JMJ de Paris, a Igreja na França promoveu esses encontros como um modo de facilitar a pastoral juvenil das dioceses francesas, de conseguir que a França inteira acolhesse aos peregrinos os peregrinos vindos de outros países e de animar os jovens a participar da JMJ.

    A experiência foi tão boa que foi adotada também nas JMJs seguintes da Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Nesses países, as Pré-Jornadas incluíram atividades muito diversas: encontros com jovens e as famílias, concertos, vigílias de oração, trabalhos sociais para a comunidade ou os mais desfavorecidos, etc.

   A programação da "Semana Missionária" varia de diocese a diocese e integra atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, bem como tempos de oração e celebração nos santuários e locais de peregrinação que formam parte da identidade religiosa local.

Os objetivos da "Semana Missionária" são muito parecidos com os da JMJ:

1 – Um encontro pessoal com Cristo que muda a vida e enche-a de alegria, especialmente nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação;

2 – Experiência vital da universalidade da Igreja católica como comunhão e da paternidade espiritual do Papa;

3 – Redescobrimento da vocação batismal à santidade, chamados a ser membros ativos da Igreja, responsáveis pela nova evangelização do mundo contemporâneo;

   De acordo com esses objetivos, a programação de atividades integra distintos tipos de eventos que promovem:

- A oração: que os jovens tenham a oportunidade de participar da Eucaristia e de dedicar tempo à oração pessoal;

- A solidariedade: que pratiquem sua generosidade com os necessitados e sua responsabilidade social, dedicando algumas horas a ajudar em algum trabalho da Igreja com os necessitados, ou a contribuir com a solução de algum problema social, de acordo com as autoridades locais;

- A cultura: que conheçam as raízes cristãs de tantas manifestações da cultura espanhola ("a fé feita cultura", nas palavras de João Paulo II), e que produzem em seu conhecimento da fé através de tantas manifestações das artes cristãs: ver como as gerações precedentes de cristãos evangelizaram pela arte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário